segunda-feira, 15 de junho de 2009

Na pista - Depoimento - 15 a 21 de junho


Correr faz bem mesmo!!!














Falta de fôlego, equilíbrio e alguns quilinho a mais. É assim que Gilberto Abelha Lisboa estava em 2004. O fotojornalista precisava correr atrás da notícia, mas o seu corpo ás vezes não deixava. Resolveu entrar em uma academia para perder peso. Foi lá que Abelha conheceu a corrida. “Fui pegando gosto pelas caminhadas. Antes não gostava de correr, hoje quando não corro o dia não é bom.”
A corrida mudou o dia-a-dia, trocou o excesso de alimentos não saudáveis por saudáveis, tem mais disposição e o mau humor foi embora. Além de todas boas novas, a prática do exercício proporciona uma convivência positiva. Abelha diz: “Pode-se fazer grandes amigos nas corridas.”.
Mas não foram só amigos novos que esse atleta fez nas corridas, ganhou um parceiro bem conhecido, seu pai. “Meu pai começou a correr por minha causa.” Segundo ele, “o apoio da família é muito importante, senão seria difícil ter ânimo para conseguir.”.
Abelha gosta de treinar pelas ruas do percurso da Prova Pedestre e Londrina, mas não ficar preso sempre no mesmo caminho, prefere variar. Durante a semana levanta cedo para treinar. Acredite, treina das 05h00 às 06h00 da manhã, corre geralmente 10 km e aos sábados faz trajetos mais longos, geralmente 32 km, na companhia do seu amigo Silvio Barbosa. Não tem treinador, troca dicas com outros atletas e lê revistas especializadas.
Lembra de um fato que ficou em uma “saia-justa”. Em 2007 embarcou para a sua primeira São Silvestre, foi apenas com R$ 50,00 bolso e o cartão por motivos de segurança. No hotel o cartão foi bloqueado. Resultado teve que racionar o seu dinheiro para quase três dias, mas foi um bom economista, voltou para casa com R$ 5,00.
As provas que mais gosta de fazer são as de 10 km e Maratonas, tanto que seus melhores tempos foram no Circuito Sesc etapa Apucarana em abril de 2008, 10 km em 00’47’’51 e a VIII Maratona de Santa Catarina em abril de 2008, 42 km 195 m em 03’47’’26. “A emoção de cruzar a linha de chegada e completar a prova é indescritível.”
Mas Abelha tem muito chão para correr ou voar pela frente. Em planos estão a Maratona de Curitiba e a sua 3ª São Silvestre para este ano de 2009, para 2010 estão às maratonas de Porto Alegre, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro e para 2011 a maratona de Nova York.

Fotos e texto: Olga Leiria

4 comentários:

  1. Muito bom !
    Parabéns pelo entusiasmo, aliás contagiante!
    seu pai e sua mãe

    ResponderExcluir
  2. Oi Olga.
    Obrigado.
    Gilberto Abelha.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Olga, que exemplo maneiro do Abelha, que está sempre "correndo" atrás das boas fotos também. Aliás, parabéns pela belíssima foto que ele fez do Nascimento (3º na Mafratona de SP) correndo no Igapó para a matéria que saiu no JL dias atrás.

    abração

    walter ney

    ResponderExcluir
  4. Oi Olga, esse meu marido tem muita disciplina e determinação,sou testemunha do compromisso todos os dias as 4h50 da manhã...hehehe
    (tem gente que diz que ele é maluco)será?
    Legal seu blog.
    Abraços, Cassia.

    ResponderExcluir